top of page

Retrospectiva 2022 do Programa de Oncobiologia

Atualizado: 17 de jan. de 2023


Em 2022, o Programa de Oncobiologia realizou uma série de ações no âmbito acadêmico-cientifico, que vão desde a abertura do Edital de Pesquisa 2022, o recebimento de prêmios e a retomada das atividades presenciais, dos Seminários e do Simpósio de Oncobiologia.



Confira abaixo uma breve retrospectiva das principais ações do Programa de Oncobiologia, no ano que marcou o retorno presencial, pós-pandemia de Covid-19.


Lançamento do Edital de Pesquisa 2022


Em janeiro de 2022, com recursos da Fundação do Câncer, o Programa de Oncobiologia abriu uma chamada interna para o Edital de Pesquisa 2022, convocando grupos credenciados ao Programa a inscreverem seus projetos atuais de pesquisa. O retorno do Edital foi um marco importante para a rede de pesquisa, após uma interrupção de dois anos. O ultimo Edital de Pesquisa havia sido realizado em 2019.

Ao todo 10 projetos foram selecionados por um Comitê formado por três consultores ad-hoc do Estado de São Paulo. Cada coordenador de grupo com projeto contemplado recebeu o valor de R$ 8.700,00 (oito mil e setecentos reais) para desenvolver suas pesquisas, entre os meses de abril a dezembro de 2022.

Confira abaixo os 10 projetos selecionados no Edital de Pesquisa 2022:



Vivian Rumjanek recebe título de Professora Emérita da UFRJ


Vivian Rumjanek, Professora Emérita da UFRJ

O dia 23 de março de 2022 marcou a data em que o título de Professora Emérita da UFRJ foi concedido à Dra. Vivian Barral Dodd Rumjanek, idealizadora do Programa de Oncobiologia. Em cerimônia reservada, o título - que tem como objetivo homenagear professores cujos serviços no magistério tenham sido de excepcional relevância para a UFRJ - foi entregue pelas mãos da Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.


Confira abaixo uma breve biografia acadêmico-científica da Profa. Vivian Rumjanek:



Retorno presencial dos Seminários de Oncobiologia


A Dra. Ruty Mehrian Shai (Sheba Medical Institute - Israel) fez a reabertura dos Seminários presenciais

Após dois anos sem realizar eventos presenciais devido à pandemia de Covid-19, o Programa de Oncobiologia retomou, no dia 26 de abril de 2022, a apresentação dos Seminários de Oncobiologia no Auditório Marcos Moraes, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Para celebrar a data, uma palestrante internacional foi convidada a proferir uma conferência.


Na palestra intitulada "Novel Companion Diagnostics and Antitumor Targets for Pediatric Brain Cancer”, a pesquisadora de Israel Dra. Ruty Mehrian Shai, do Sheba Medical Institute, apresentou estratégias de ponta desenvolvidas por seu grupo para desenvolver melhores tratamentos para combater o câncer de cérebro em crianças.




Seminários ALV & Programa de Oncobiologia


Seminários ALV dedicados à Biologia do Câncer

O Programa de Oncobiologia, em parceria com o Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (IBqM) da UFRJ, realizou um Ciclo de Seminários Presenciais Antônio Luiz Vianna (ALV) voltados à Biologia do Câncer. O Ciclo foi iniciado no dia 14 de junho de 2022 e contou com 5 palestras semanais, apresentadas sempre às terças-feiras, ao meio-dia, no auditório Leopoldo De Meis, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.


Os Seminários ALV integram a grade do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica do IBqM/UFRJ e são abertos ao público interessado nas temáticas das palestras apresentadas.


Todos as palestras deste Ciclo foram apresentadas por pesquisadores ou ex-pesquisadores membros do Programa de Oncobiologia e tiveram a cobertura jornalística realizada pelo Núcleo de Divulgação Científica do Programa de Oncobiologia. Acesse o Boletim especial e fique por dentro do conteúdo científico das palestras ministradas.



Onco Webinars


No ano de 2022, intercalando com os Seminários Presenciais, o Programa de Oncobiologia realizou 5 sessões de Onco Webinars transmitidas pelo ZOOM. Antes do retorno ao presencial, foram 3 sessões de palestras online e depois mais outras 2 sessões.


Os vídeos das palestras estão disponíveis no canal do Youtube do Programa de Oncobiologia e também podem ser acessados pela aba Eventos => Oncowebinars do site do Programa de Oncobiologia.


Veja aqui a lista completa com todos os 13 Seminários Presenciais e Onco Webinars realizados ao longo do ano de 2022:



Pesquisa inovadora do INCA para controle do câncer vence Prêmio Marcos Moraes


A imunoterapia contra o câncer avança, mas o alto custo ainda limita o acesso ao tratamento. Ciente desta realidade, o grupo de pesquisa associado ao Programa de Oncobiologia, sob a liderança do Dr. Martin Bonamino (INCA), vem investindo esforços para desenvolver uma técnica, mais rápida e econômica, para fazer a edição genética das células T e escalonar a produção das CAR-T.


A abordagem "Point-of-Care", desenvolvida pelo MartinLab <www.martinlab.net>, chamou a atenção do júri e foi a vencedora do Prêmio Marcos Moraes 2022, na categoria "Iniciativas para o Controle do Câncer". A categoria visa premiar entidades e associações que promovam o controle do câncer através de iniciativas transformadoras, que tenham o potencial de modernizar a ação em Oncologia.


Luiza Abdo (INCA) foi vencedora na categoria "Iniciativas para o Controle do Câncer"

O trabalho vencedor intitulado "Desenvolvimento da abordagem Point-of-Care para terapia com células CAR-T em LLA" é de autoria da doutoranda Luiza Abdo e colaboradores do MartinLab: Luciana Rodrigues, Mariana Duarte, Luisa Marques, Priscila Souza, Leonardo Chicaybam e Martin Bonamino.




Leia a matéria e conheça a ciência que há por traz do trabalho premiado:



Programa de Oncobiologia é pauta em série de TV sobre Outubro Rosa


Programa de Oncobiologia foi destaque em série especial sobre o "Outubro Rosa"

No dia 26 de outubro de 2022 o telejornal "SBT Rio" - 2ª edição começou a exibir uma série de TV dedicada a mulheres que enfrentam o câncer de mama. Uma doença ainda cercada de muitas perguntas, curiosidades e tabus. Uma batalha que também é travada no campo da Ciência.





Pesquisadores do Programa de Oncobiologia participaram do primeiro episódio da série sobre o Outubro Rosa que aborda a importância da prevenção ao câncer de mama.


Acesse a matéria com o clipping da reportagem do SBT:



Estudo sobre o câncer de mama triplo negativo é pauta no Boletim FAPERJ


Um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisa associado ao Programa de Oncobiologia, sob a liderança do Prof. José Roberto Meyer-Fernandes (IBqM/UFRJ), demonstrou, pela primeira vez, os possíveis mecanismos de acumulação do fosfato inorgânico extracelular no microambiente do câncer de mama e as formas pelas quais esse nutriente é absorvido pelas células tumorais para abastecer, em parte, suas necessidades energéticas.


Marco Antonio Abreu e Prof. José Meyer-Fernandes (IBqM/UFRJ)

O estudo, de autoria de Marco Antonio Lacerda Abreu e orientação do Prof. José Meyer-Fernandes, originou uma tese de doutorado premiada no Programa de Pós-graduação em Química Biológica (IBqM| UFRJ) e abriu as portas para que o aluno fosse contemplado com a Bolsa FAPERJ Pós-Doutorado Nota 10. O estudo foi destaque no Boletim FAPERJ da semana do dia 23 de outubro de 2022. Acesse a matéria: https://www.faperj.br/?id=217.7.7


Leia a reportagem-release produzida pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia que originou a pauta no Boletim FAPERJ:



Novo formato do SIMPÓSIO DE ONCOBIOLOGIA é aprovado pelos pesquisadores

Em 2022 o Simpósio de Oncobiologia adotou a versão híbrida (Online + Presencial)

Palestras internacionais pela janelinha do Zoom e sessões de pôsteres na vida real. Um coffee break para integrar. Com 230 participantes e 115 resumos avaliados no evento, pela primeira vez, o Simpósio de Oncobiologia foi realizado de forma híbrida, sendo dois dias de modo remoto e um dia presencial, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na Ilha do Fundão.


Com o patrocínio da Fundação do Câncer e da Faperj, o XVI Simpósio de Oncobiologia ocupou o espaço virtual do Zoom, nos dias 9 e 11 de novembro, para trazer conferências ao vivo de cinco especialistas internacionais em diversos aspectos da Oncobiologia.



No dia 10 de novembro, o evento presencial no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ apresentou mais duas conferências plenas - uma brasileira e outra estrangeira. E a tão aguardada sessão de pôster presencial, intercalada com o coffee break.


Acesse a matéria com a cobertura jornalística de evento e veja tudo o que rolou neste edição inédita do Simpósio de Oncobiologia 2022:



Cozinhando contra o câncer: preparo de alimentos funcionais pode ser a chave


Uma alimentação saudável e balanceada pode auxiliar na prevenção e até no tratamento do câncer. Hoje em dia muito se fala sobre os alimentos funcionais - aqueles que além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde - mas pouco se chama a atenção sobre o modo aconselhável de pré-preparo e preparo, além das combinações de alimentos que podem tornar a sua alimentação do dia-a-dia muito mais funcional.


"Oficina Culinária: alimentos funcionais & prevenção ao câncer"

Contribuindo para democratizar o acesso a este conhecimento, um grupo de pesquisa do Instituto de Nutrição da UFRJ organizou uma oficina para ensinar técnicas culinárias para melhorar o aproveitamento das substâncias bioativas presentes nos alimentos funcionais.





A oficina, ministrada no dia 01 de dezembro de 2022, no Laboratório de Processamento e Análise de Alimentos (LAPAL) do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, foi uma atividade acadêmica proposta pelo grupo da Profa. Eliane Fialho no Edital de Pesquisa 2022 do Programa de Oncobiologia.


Acesse a matéria e veja como foi a oficina culinária de alimentos funcionais contra o câncer. Aproveite também para baixar o pdf com as receitas



Por Lúcia Beatriz Torres, jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia.

Comments


bottom of page