Retrospectiva 2021 do Programa de Oncobiologia


Em 2021, o Programa de Oncobiologia realizou uma série de ações no âmbito acadêmico-cientifico, que vai desde a abertura do edital de credenciamento e recredenciamento de novos grupos de pesquisa ao lançamento de um novo website.



Confira abaixo uma breve retrospectiva de suas principais ações:


Edital de credenciamento e recredenciamento (2021-2023)


Entre os meses de janeiro e fevereiro o Programa de Oncobiologia lançou o edital de credenciamento e recredenciamento para novos membros (2021-2023). Ao todo, 39 grupos, de 8 diferentes instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, foram selecionados Desse total, 30 grupos foram recredenciados - ou seja, que já faziam parte do Programa no período anterior e renovaram a participação - e 9 novos grupos de pesquisa foram credenciados para integrar o novo quadro do Programa de Oncobiologia.


Confira a lista dos grupos credenciados e recredenciados

https://www.programadeoncobiologia.com.br/grupos-de-pesquisa


Nova identidade visual e Website


No mês de agosto o Programa de Oncobiologia lançou a sua nova identidade visual (logomarca) e o seu novo website ( www.programadeoncobiologia.com.br)



Transmissão ao vivo dos Onco Webinars

Ao longo de 2021, o Programa de Oncobiologia realizou a transmissão ao vivo de 13 Onco Webinars, com a presença de especialistas do Brasil e do exterior que abordaram diferentes temas ligados à biologia do Câncer. As gravações dos Onco Webinars estão disponíveis em uma playlist no canal do youtube do Programa de Oncobiologia: https://www.youtube.com/user/Oncobiologia


Acessa aqui a lista completa dos Onco Webinars apresentados em 2021: www.programadeoncobiologia.com.br/oncowebinar



"Metabolism and Cancer International Symposium"

Em parceria com o pesquisador Luiz Gustavo Dubois (UFRJ), o Programa de Oncobiologia realizou, nos dias 14 e 15 de setembro de 2021, o “Metabolism and Cancer International Symposium”. O evento online reuniu em sua programação seis palestrantes, do Brasil e do exterior, que se dedicam ao estudo de um dos 10 “Hallmarks of cancer”, o metabolismo.


Acesse matéria com o resumo do evento: https://www.programadeoncobiologia.com.br/post/simp%C3%B3sio-internacional-re%C3%BAne-especialistas-no-estudo-do-metabolismo-das-c%C3%A9lulas-tumorais



XV Simpósio de Oncobiologia 2021


Com transmissão ao vivo pelo Zoom e uma plataforma interativa dedicada à discussão dos trabalhos, o XV Simpósio de Oncobiologia foi realizado de 8 a 10 de novembro de 2021. Ao todo, 07 (sete) especialistas do Reino Unido, Itália, Estados Unidos e Portugal palestraram durante os três dias do evento. Para ser realizado, o evento contou com auxílio financeiro da FAPERJ (Edital de Apoio a Eventos) e da Fundação do Câncer.


Acesse matéria com o balanço do evento:

https://www.programadeoncobiologia.com.br/post/simp%C3%B3sio-de-oncobiologia-divulga-balan%C3%A7o-do-evento-em-2021


Acessa a cobertura do evento pelas redes sociais

Instagram - www.instagram.com/oncobio_simp/

Facebook - www.facebook.com/simposiodeonco



Lançamento do Edital de Pesquisa 2022

O ano de 2021 terminou com uma ótima notícia para o Programa de Oncobiologia: a abertura do Edital de Pesquisa 2022. Financiado exclusivamente com recursos da Fundação do Câncer, o novo edital prevê um total de R$ 87.000,00 (oitenta e sete mil reais) em auxílios. O prazo de inscrição vai de 10 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022.


Acesse o Edital de Pesquisa 2022

https://www.programadeoncobiologia.com.br/pesquisa


Por Lúcia Beatriz Torres, Jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia