Ao todo 16 pesquisadores, dos quase 120 apresentados, receberam uma premiação ou na modalidade pôsteres ou apresentação oral.
O XVIII Simpósio de Oncobiologia, realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2023 no Parque Tecnológico da UFRJ, premiou os melhores trabalhos em diversas categorias, reconhecendo a excelência científica de pesquisadores desde a iniciação científica até o pós-doutorado.
Na categoria de Iniciação Científica, o prêmio de Melhor Pôster foi concedido a Camila Pantoja Marinho (IBRAG/UERJ), orientada por Thereza Christina Barja-Fidalgo, enquanto Mario Farrapo (IBqM/UFRJ), orientado por Robson de Queiroz Monteiro, recebeu a Menção Honrosa.
Na categoria Mestrado, a premiada com o Melhor Pôster foi Nycole Souza de Amorim (ICB/UFRJ), orientada por João Alfredo de Moraes Gomes da Silva, e a Menção Honrosa foi concedida a Mariana Moreno de Sousa Rodrigues (IBRAG/UERJ), orientada por Andre Luiz Mencalha. No Doutorado, o prêmio de Melhor Pôster foi para Isabelle Medeiros (ICB/UFRJ), orientada por Luciana Ferreira Romão e Luan Pereira Diniz, enquanto a Menção Honrosa foi dada a Heloisa Pessoa (UERJ), orientada por Danielly C. Ferraz da Costa.
Na categoria de Pós-Doutorado, Érika Elias Ferreira (INCA), supervisionada por Julio Cesar Madureira de Freitas Junior, recebeu o prêmio de Melhor Pôster, e a Menção Honrosa foi concedida a Bruna Mendonça (IBqM/UFRJ), supervisionada por Gabriela Nestal de Moraes.
Durante os dois dias do evento, foram apresentados cerca de 120 trabalhos, com discussões aprofundadas sobre inovações científicas que prometem mudar o cenário da oncobiologia.
Pesquisas premiadas
Melhor Pôster (Camila Pantoja Marinho):
A contribuição de diferentes depósitos de tecido adiposo na transição epitelial-mesenquimal em células de câncer colorretal. / The contribution of different adipose tissue depots in obesity to epithelial-mesenchymal transition of colorectal cancer cells.
Menção Honrosa (Mario Farrapo):
Análise in silico revela uma nova assinatura gênica de armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs) no câncer cervical. / An in silico analysis reveals a novel neutrophil extracellular traps (NETs) gene signature in cervical cancer.
Mestrado:
Melhor Pôster (Nycole Souza de Amorim):
Polarização tipo N1 como nova abordagem para o tratamento do câncer. / N1-like polarization as a new approach for cancer treatment.
Menção Honrosa (Mariana Moreno de Sousa Rodrigues):
Inibição dupla de APE1 redox e STAT3 diminui a agressividade celular em câncer de mama luminal A. /Dual inhibition of redox APE1 and STAT3 decreases cell aggressiveness of luminal A breast cancer cells.
Doutorado:
Melhor Pôster (Isabelle Medeiros):
Potencial terapêutico da inibição do receptor CB1 no glioblastoma, com ênfase no metabolismo mitocondrial. / Therapeutic potential of CB1 receptor inhibition in glioblastoma with emphasis on mitochondrial metabolism.
Menção Honrosa (Heloisa Pessoa):
Extratos de folhas de oliveira: caracterização de conteúdo fenólico, atividade antioxidante e influência da digestão in vitro no potencial citotóxico em células de câncer de cólon e fígado. / Olive leaf extracts: characterization of phenolic content, antioxidant activity, influence of in vitro digestion, and cytotoxic potential on colon and liver cancer cells.
Pós-Doutorado:
Melhor Pôster (Érika Elias Ferreira):
Via biossintética da hexosamina na desregulação metabólica ligada a β16-GlcNAc-branched N-glicanos no câncer colorretal. / The hexosamine biosynthetic pathway on metabolic dysregulation linked to β16-GlcNAc-branched N-glycans in colorectal cancer.
Menção Honrosa (Bruna Mendonça):
IGFBP6 e WNT como um eixo regulatório potencial nos efeitos nucleares de XIAP sobre o crescimento e a quimiorresistência de células de câncer de mama. / IGFBP6 and WNT as a potential regulatory axis in nuclear XIAP effects on breast cancer cell growth and chemoresistance.
Divulgação Científica é destaque no evento
O simpósio marcou o lançamento do primeiro episódio do podcast do Programa de Oncobiologia, em parceria com a Rádio UFRJ. O inaugural foi justamente as inovações de fronteira na pesquisa do câncer, muitas das quais foram detalhadas no encontro. Ouça aqui.
O evento contou com uma cobertura cidadã, na qual participantes contribuíram com fotos e postagens nas redes sociais. Uma equipe de quatro extensionistas conduziu entrevistas com apresentadores de pôsteres e apresentações orais, material que será disponibilizado em breve nas redes sociais do Programa de Oncobiologia. Acesse aqui o Instagram do evento e aqui a cobertura fotográfica de todos os dias.
O Simpósio reafirma seu papel como um dos principais eventos científicos do Brasil, promovendo a troca de conhecimento e colaboração entre diversas gerações de pesquisadores. O evento recebe financiamento da Fundação do Câncer, da FAPERJ e apoio da UFRJ, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, do Parque Tecnológico da UFRJ e do Laboratório Informal.
Comments