top of page

XV Simpósio de Oncobiologia terá programação internacional

Em 2021 o Programa de Oncobiologia irá completar 15 anos da realização ininterrupta do seu evento anual.



Com transmissão ao vivo pelo youtube, o XV Simpósio de Oncobiologia será realizado de 8 a 10 de novembro e já tem a presença confirmada de renomados pesquisadores da Oncobiologia mundial.


Atenta a possibilidade de internacionalização do evento, devido ao seu caráter virtual, a Comissão Organizadora do XV Simpósio de Oncobiologia desenhou uma programação totalmente composta por palestrantes internacionais.


Ao todo, 07 especialistas do Reino Unido, Itália, Estados Unidos e Portugal, que se dedicam ao desenvolvimento de novos tratamentos e métodos diagnósticos do câncer, irão palestrar durante os três dias do evento.


Palestrantes Confirmados (por ordem de aparição na programação)


Dr. Antonio Sica (Humanitas Clinical and Research Center, Itália) é especialista em inflamação e câncer, sua palestra abordará o papel das células mielóides na progressão tumoral. Chefia o Laboratório de Imunologia Molecular no Instituto Humanitas e o Laboratório de Patologia e Imunologia da Università degli Studi del Piemonte Orientale, em Novara, na Itália, onde coordena o Laboratório de Patologia e

Imunologia.

Dr. Antonio Sica (Itália)

Palestra abertura - Dia: 8|11 às 9:30h



Dra. Paula Soares (Universidade do Porto, Portugal) irá palestrar sobre biologia celular e molecular de tumores de tireóide. Atua como professora assistente em Biopatologia na Faculdade Médica do Porto, onde coordena o Grupo de Biologia do Câncer. Seu grupo foi pioneiro na identificação de mutações nos promotores de BRAF e TERT, se tornando a equipe mais citada mundialmente no contexto da carcinogênese tireoidiana.


Dra. Paula Soares (Portugal)

Dia: 8|11 às 10:30h


Dr. Daniel Brat (Northwestern University,EUA) é especialista em biologia celular e genômica de tumores do sistema nervoso central. É professor de patologia experimental e neuropatologia e coordena um laboratório de pesquisa básica e translacional que investiga os mecanismos de progressão do glioma, incluindo as contribuições da hipóxia, genética, microambiente tumoral e células-tronco.



Dr. Daniel Brat (EUA)

Dia: 8|11 às 14h



Dr. Andrew Sharrocks (Universidade de Manchester, UK) discutirá sobre a reprogramação e regulação de genes não-codificantes no câncer de esôfago. Seus interesses científicos giram em torno dos mecanismos de controle transcricional em eucariotos e como são regulados por vias de sinalização celular. Mais recentemente, seus estudos se estenderam à interação entre cromatina e transcrição, bem como seu papel na diferenciação celular e na conversão de estados fisiológicos em patológicos, como o câncer.


Dr. Andrew Sharrocks (UK)

Dia: 9|11 às 9:30h



Dra. Cliona Rooney (Baylor College of Medicine, Estados Unidos) tem seus estudos focados no desenvolvimento de imunoterapias celulares para o reconhecimento de antígenos virais e tumorais. No XV Simpósio de Oncobiologia, a Dra. Rooney apresentará resultados de suas pesquisas para o desenvolvimento de células T universais modificadas geneticamente para reconhecerem antígenos presentes em linfomas.



Dra. Cliona Rooney (EUA)

Dia: 9|11 às 11:30h



Dr. Fergus Cough (Mayo Clinic Cancer Center, Estados Unidos) apresentará estudos sobre alterações genéticas versus o desenvolvimento do câncer. Seus estudos visam entender como as alterações genéticas influenciam o desenvolvimento do câncer de pâncreas e de mama, de forma a desenvolver métodos para a predição do risco de desenvolvimento de câncer e consequente prevenção. No XV Simpósio de Oncobiologia, o Dr. Cough discutirá a classificação e análise de risco de variantes genéticas de significado incerto no câncer de mama.

Dr. Fergus Cough (EUA)

Dia: 9|11 às 14h




Dra. Rita Fior (Champalimaud Foundation, Portugal) tem desenvolvido uma linha de pesquisa voltada para a utilização do zebrafish como modelo experimental para o estudo de diferentes aspectos da biologia tumoral. É pesquisadora associada da Fundação Champalimaud (Lisboa, Portugal).





Dra. Rita Fior (Portugal)

Dia: 10|11 às 9:30


As inscrições para o XV Simpósio de Oncobiologia ainda estão abertas.

Garanta a sua vaga!

Acesse o site e veja como se inscrever. https://www.simposiooncobiologia.com.br



bottom of page