top of page

Pesquisadores do Programa de Oncobiologia vencem Prêmio Mário-Silva Neto


Duas teses orientadas por pesquisadores associados ao Programa de Oncobiologia foram agraciadas com o Prêmio Mário-Silva Neto, para escolha da melhor tese de doutorado defendida em 2021, no Programa de Pós-graduação em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Medica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ.


Como critério de seleção, a Comissão avaliadora levou em consideração a qualidade da tese defendida (apresentação e estrutura), o quantitativo e qualitativo da produção científica derivada da tese e a originalidade do trabalho e caráter de inovação. Ao todo 10 teses foram selecionadas para concorrer ao Prêmio. O resultado foi divulgado no dia 5 de abril de 2022.


Por unanimidade, os membros da Comissão indicaram ao Prêmio de melhor tese o trabalho desenvolvido por Marco Antonio Lacerda Abreu, intitulado "Efeito do fosfato inorgânico (Pi)extracelular no microambiente do câncer de mama: Produção, transporte, transdução do sinal e uma possível correlação com metástase". A tese teve orientação do Prof.º José Roberto Meyer Fernandes (IBqM | UFRJ).


Como premiação o aluno receberá um e-book ou um livro impresso da última edição de "Integrative Human Biochemistry. A textbook for Medical Biochemistry" da Poian e Castanho. A tese vencedora também terá o privilégio de ser indicada pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica ao edital da CAPES, para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese - Edição 2022.


Avaliada como a segunda melhor tese do Programa de Pós-graduação em Química Biológica (IBqM | UFRJ), a Menção Honrosa do Prêmio foi concedida à aluna Mayra de Amorim Marques pela defesa de tese intitulada "Variantes patogênicas da Troponina C cardíaca: elucidação dos mecanismos bioquímicos e estruturais que desencadeiam cardiomiopatias". O trabalho foi orientado pelos Professores Jerson Lima e Guilherme de Oliveira, do IBqM | UFRJ.


A Comissão avaliadora do Prêmio Mário-Silva Neto foi formada pela Profa Georgia Correa Atella, Profa Mariana Sá Pereira e Prof. Gustavo da Costa Ferreira, do IBqM | UFRJ. A premiação é uma homenagem a Mário Alberto Cardoso da Silva Neto, professor e ex-diretor do IBqM (2011-2014), falecido no ano de 2017, aos 50 anos, em decorrência de um tumor.



Por Lúcia Beatriz Torres, jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia.













bottom of page