VÍDEOS

O Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia produziu 06 vídeos de animação contando breves histórias de ficção relacionadas ao câncer.  

 

Com roteiros inéditos, todas as videoanimações foram desenvolvidas com a consultoria científica de pesquisadores associados ao Programa de Oncobiologia.

 

Os nomes dos vídeos são baseados na produção do Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, com títulos como “O Amor em Tempos de HPV” e “Memórias de Minhas Pintas Tristes”, trazendo uma linguagem lúdica e divertida para atingir o público jovem. 

 

“É importante falar com os jovens, pois é nessa fase que eles definem os hábitos que vão repercutir para o resto da vida”, observa a jornalista Claudia Jurberg, idealizadora do projeto.


 

Relatos de um Sedentário" - chama a atenção para a importância do exercício físico na prevenção do câncer

 

 “Do álcool e seus demônios”, reflete sobre os impactos da propaganda no consumo de bebida alcoólica.

 

 “Amor em tempos de HPV“ aborda a importância do uso da camisinha. 

 

“Cem anos de intoxicação” fala sobre os alimentos ultraprocessados e sua relação com o câncer.

 

 “Jogo de uma morte anunciada” conta a história de um jovem e sua relação com a indústria do tabaco.

 

 “Memórias de minhas pintas tristes” mostra o encontro entre duas pintas e procura tirar dúvidas sobre os tipos de câncer de pele.


Todos os vídeos são acessíveis a pessoas surdas e cegas e estão disponíveis no canal do youtube do Programa de Oncobiologia: https://www.youtube.com/user/Oncobiologia

100 ANOS DE INTOXICACAO.jpg

🎬 "CEM ANOS DE INTOXICAÇÃO" - (5’02’’)

Através da jornada de um biscoito recheado, a animação mostra como os alimentos passaram da produção caseira para produtos ultraprocessados, com uma série de componentes cancerígenos.

 

⚠️ Produtos com altas taxas de açúcar, gordura e sal podem, a longo prazo, causar doenças crônicas em pessoas de todas as idades. Leia atentamente ao rótulo das embalagens ⚠️

 

⚠️ Dê preferência a frutas, verduras, cereais, legumes e carnes frescas ao invés de comidas congeladas, prontas e industrializadas ⚠️

 

Versão do vídeo SEM audiodescrição

Versão do vídeo COM audiodescrição

RELATOS DE UM SEDENTARIO.jpg

🎬 "RELATOS DE UM SEDENTÁRIO" - (4’46'’)

A animação narra a história de um personagem que passa o dia comendo pizzas, bebendo refrigerantes e curtindo jogos no videogame, quando uma pane elétrica de repente mistura realidade e ficção, lançando o sedentário em uma aventura com obstáculos e aliados na luta contra a obesidade e o câncer.

 

⚠️ A obesidade é uma inflamação crônica. Inflamações como essas podem provaocar o surgimento de tumores malignos.

Exercicios físicos aumentam a atividade do sistema imunológico, que são capazes de destruir células tumorais ⚠️

Versão do vídeo SEM audiodescrição

Versão do vídeo COM audiodescrição

Amor em tempos de HPV.jpg

🎬 "AMOR EM TEMPOS DE HPV" - (4'12’’)

O caso amoroso entre Gina (uma vagina) e Pintoso (um pênis) retrata os riscos de se contrair o vírus do Papiloma Humano (HPV) quando o preservativo não é usado nas relações sexuais.

 

⚠️ O HPV é um vírus que pode causar câncer. Consulte o seu ginecologista ou urologista regularmente. Use sempre camisinha ⚠️

Versão do vídeo SEM audiodescrição

Versão do vídeo COM audiodescrição

Jogo de uma morte anunciada

🎬 "JOGO DE UMA MORTE ANUNCIADA" ( 3'13'')

 

QUEM GANHA QUANDO VOCÊ FUMA? Será que fumar é uma escolha voluntária, ou induzida pelos interessados em conquistar novas "presas" ainda saudáveis?!? 

 

⚠️Fumar causa vários tipos de câncer (o de pulmão é só um deles!), além de gastrite, impotência, parto prematuro ou aborto, envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e respiratórias, etc. Se liga! Não caia nessa!!! ⚠️

 

Versão do vídeo SEM audiodescrição

Versão do vídeo COM audiodescrição

Memorias das minhas pintas tristes

🎬 "MEMÓRIAS DE MINHAS PINTAS TRISTES" - (3’14’’)

Dia de sol, um casal se encontra na praia. A diferença de formato entre suas pintas no corpo chama a atenção um do outro, e alerta para o risco de um câncer que é o mais frequente na população brasileira. 

 

⚠️ Se sua pinta tiver bordas irregulares, diferentes tonalidades, crescer ou sangrar, procure o seu dermatologista. O câncer de pele tem cura se for diagnosticado cedo. Por isso, fique atento às pintas e sinais no seu corpo. Proteja-se, use sempre protetor solar! ⚠️

 

Versão do vídeo SEM audiodescrição

Versão do vídeo COM audiodescrição​

Do álcool e seus demônios

🎬 "DO ÁLCOOL E SEUS DEMÔNIOS" - (6’20’’)

Através do cotidiano do personagem Oscar Madeira, a animação aborda a influência da propaganda sobre o consumo de bebidas alcoólicas e a correlação do álcool com o câncer.

 

⚠️ O álcool está associado ao câncer de boca, língua, faringe, laringe, esôfago e fígado. 

Não existe consumo seguro. Consumir apenas nos finais de semana não diminui seus riscos. ⚠️

 

Versão do vídeo SEM audiodescrição

Versão do vídeo COM audiodescrição