top of page
foto Renata Binato.jpeg

RENATA BINATO GOMES

Currículo Lattes

E-mail: renata.binato@inca.gov.br

 

Instituto Nacional de Câncer (INCA)

 

Projeto

ESTUDO DO PAPEL DOS OSTEOBLASTOS NAS CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS NA LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA

 

Resumo de divulgação científica

A Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é uma leucemia que, apesar de ser heterogênea, possui uma origem única a partir da transformação das células tronco hematopoéticas (CTHs) em células-tronco leucêmicas (CTLs). No entanto, o que leva a CTH se transformar em uma CTL ainda não está claramente elucidado. Sabe-se que alterações no microambiente medular (MM) podem estar relacionadas com essa transformação. O MM é composto por diversos tipos celulares, dentre eles os osteoblastos, que são essenciais na manutenção das CTHs. Eles são formados a partir das Células Estromais Mesenquimais (CEM) e diversos trabalhos já mostraram que alterações nos osteoblastos podem estar associadas com alterações nas CTHs e com o processo de desenvolvimento da LMA. Outro importante processo em que os osteoblastos estão envolvidos é no remodelamento ósseo, responsáveis pela deposição óssea. Acredita-se que o equilíbrio entre a deposição e a reabsorção óssea sirva para controlar as CTHs no MMO, e no contexto da LMA, a redução da deposição óssea pode promover a saída precoce das CTHs do seu local de origem e, consequentemente, induzir a hematopoese de forma alterada. Visto que os osteoblastos são originados a partir das CEM, e considerando a sua importância, o objetivo principal deste trabalho é avaliar se a sinalização dos osteoblastos derivados de pacientes com LMA também poderia alterar as CTH normais.

Para isso, este trabalho busca comparar o perfil transcriptômico dos osteoblastos derivados de pacientes com LMA e de doadores saudáveis, e em seguida, avaliar por ensaios de co-cultura se a sinalização dos osteoblastos derivados de pacientes com LMA é capaz de alterar as CTHs. Após os ensaios de co-cultura também analisaremos a capacidade de diferenciação hematopoética das CTHs. Por fim, o estudo pretende integrar os resultados obtidos e relacionar o papel dos osteoblastos com o processo de transformação leucêmica e progressão da LMA.

 

Equipe (2025-2027)

Pós Doutorando

Mariana Concertino Menezes Brum

Pedro Leite Azevedo

Pós Graduação

Luiz José Ramires dos Santos Bastos

Graduação

Milena Felix Thompson

PATROCÍNIO

Logo CAPES
LOGO CNPQ
LOGO FAPEFJ
LOGO FUNDAÇÃO DO CÂNCER

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

LOGOMARCA PARCEIRO - UFRJ
LOGOMARCA PARCEIRO -  UFF
LOGOMARCA PARCEIRO - UERJ
LOGOMARCA PARCEIRO - UFRRJ
1200px-Instituto_Federal_do_Rio_de_Janei
LOGOMARCA PARCEIRO - FIOCRUZ
LOGOMARCA PARCEIRO -  INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER
LOGOMARCA PARCEIRO - INCA
LOGOMARCA PARCEIRO - IEAPM

 Todos os direitos reservados® | AV. Carlos Chagas Filho, 373  • Prédio do CCS • Bloco H • UFRJ • Cidade Universitária • CEP: 21941-902

bottom of page