top of page

LIVROS

CAPA DO LIVRO ENCRUZILHADAS.

Este livro mostra o transcurso de um ano na vida de um menino ou de uma menina – entre o final do ensino médio e o início da faculdade – se ele (ou ela) passar no vestibular, é claro! É um ano cheio de decisões a tomar. Decisões que vão ajudar a moldar o futuro de cada um. Trata-se de um livro-jogo que permite ao leitor ser o protagonista e definir o enredo da história. No final, algumas surpresas boas – e outras nem tanto – para quem chegar lá.

Em estilo RPG (role-playing game ou jogos de interpretação), o Encruzilhadas é fruto de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro que mostram que ainda hoje, em pleno século XXI, um grande número de jovens se mostra alheio ao risco de certos velhos hábitos, como o do cigarro, do sexo sem camisinha ou mesmo à exposição ao sol, sem o uso de protetores solares.

 

Em Encruzilhadas, o leitor/jogador é convidado a vivenciar experiências no transcurso de um ano importante de sua vida adolescente: entre o vestibular e os primeiros meses da faculdade. As situações são apresentadas na forma de pequenos textos que convidam o leitor/jogador a fazer escolhas entre comportamentos bastantes usuais da vida real.

No barzinho, ficar na segunda cerveja, ou beber durante a noite toda? E, na praia, usar ou não protetor solar? Nos esportes da escola, tornar-se atleta ou ficar torcendo na arquibancada? Dependendo de cada escolha, só ao final, o leitor/personagem terá a chance de somar seus pontos em quesitos como Pontos etílicos (alcoolismo), Nuvem de fumaça (tabagismo), Safadeza (sexo sem proteção), Bronzeamento (exposição ao sol sem proteção), Energia (esportes), Alimentação cujo significado o próprio nome já dá pistas, e que serão avaliados de acordo com sua maior ou menor propensão a expor-se a fatores de risco.

 Esses quesitos se misturam a outros pontos que o leitor pode ou não ganhar como: Conhecimento (para passar no vestibular) Popularidade (o quanto é popular entre os colegas), Inspetor na cola, Carro. Estes têm a função de disfarçar o mote da história. 

O Encruzilhadas é um livro diferente que não faz sentido ser lido em sequência e a história depende das escolhas de cada leitor/personagem, podendo ser jogado várias vezes sem repetir o mesmo percurso. A ideia é alertar os jovens de que, embora a maioria não acredite, é nessa fase de vida que são adotados hábitos que podem ter repercussões no futuro. E foi isso que aconteceu quando O Encruzilhadas foi aplicado com jovens do Ensino Médio em uma escola da zona norte carioca. O livro despertou o interesse dos jovens da Escola Estadual Paulo Freire, que acreditavam que sua missão durante a leitura era apenas passar no vestibular, mas descobriram, ao fim, que os hábitos de vida fazem parte da nossa bagagem, o que acabou gerando um debate bastante frutífero. 

O Encruzilhadas foi idealizado por Claudia Jurberg, Gabriel Machado, Tainá Rêgo, Eduardo Salustiano e Marina Verjovsky, do Programa de Oncobiologia da UFRJ, e recebeu apoio de dois editais da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj): Apoio ao Material Didático e Editoração.


Para adquirir o livro acesse: https://outrasletras.com.br/product/encruzilhadas-o-jogo-da-sua-vida/

bottom of page