BRUNO KAUFMANN ROBBS
Cv lattes: http://lattes.cnpq.br/5790428453151512
e-mail: brunokr@id.uff.br
Universidade Federal Fluminense (UFF);
Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), Departamento de Ciências Básicas (FCB)
Projeto
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS INIBIDORES DA PROTEÍNA ONCOGÊNICA PIRUVATO QUINASE M2 (PKM2) POR ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR, IN SÍLICO, IN VITRO E IN VIVO COMO POTENCIAIS SUBSTÂNCIAS ANTI-TUMORAIS CONTRA O CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE BOCA (CCEB)
Resumo de divulgação científica
O câncer é uma doença que atinge milhares de pessoas por ano, causando muito sofrimento para os pacientes e familiares e elevados gastos para o sistema de saúde. Dependendo do tipo de câncer, a forma de detecção e de tratamento não apresentaram melhoras nas últimas décadas, sendo o câncer de boca um deles. O câncer de boca, chamado de carcinoma de células escamosas de boca (CCEB), é muito agressivo, sendo o oitavo câncer mais comum em homens no Brasil, levando a morte de mais de 2 em cada 3 pacientes com doença avançada. Neste projeto estamos buscando, através de diferentes fontes, uma substância capaz de atrapalhar a produção de energia do câncer de boca. Temos como alvo uma proteína chamada PKM2 que favorece o crescimento do câncer atuando no processo de produção de energia e dos blocos necessários para que o tumor cresça. O funcionamento desta proteína é muito importante para o crescimento do câncer de boca. Assim, buscaremos uma substância que se liga à PKM2 e que iniba sua função, impedindo que o tumor cresça e sobreviva. Iremos utilizar de três fontes diferentes de novas substâncias: o reaproveitamento de drogas já utilizadas para outras doenças, a rica biblioteca de produtos naturais (substâncias isoladas de plantas e outros organismos) e o designe de novas substâncias sintéticas.
Vamos utilizar a experiência de nosso grupo de pesquisa e de diversos grupos de pesquisadores colaboradores Brasileiros em busca de um inibidor de PKM2, através do melhoramento de novos fármacos por computação, isolamento de substâncias a partir de produtos naturais e síntese de novas substâncias. A descoberta de uma nova substância que iniba a função de PKM2, e assim o crescimento do tumor, pode dar origem a uma nova droga para o tratamento do câncer de boca, dando maiores esperanças para os pacientes.
Equipe
Afonso Thales Sousa Arruda – Graduação
Alex da Cruz Lopes – Pós Graduação
Ana Caroline Dos Santos Diniz – Graduação
Antonio Mendonça Marcone Nicolau – Graduação
Déborah Hottz – Outros
Gabriel Ouverney – Pós Graduação
João Francisco Blaudt Virgilio de Carvalho Meira – Graduação
Lucas Nicolau de Queiroz – Pós Graduação
Lucas Rubini Dias – Graduação
Luiza Soares Batista – Graduação
Michele Pereira de Souza – Pós Graduação
Samille Candido Da Silva – Graduação
Thaissa Queiróz Machado – Pós Graduação
Thuanny Maia Cabral – Técnica