top of page

Vídeos de animação sobre prevenção do câncer são lançados em versão com audiodescrição

O Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro acaba de lançar em versão com audiodescricão sua série de cinco vídeos educativos sobre o câncer. Os vídeos estão acessíveis no canal institucional no Youtube. O objetivo é que pessoas cegas ou com deficiências visuais também possam assisti-los, e saber mais sobre fatores de risco associados ao câncer.

Os filmes de animação são voltados ao público em geral e mostram breves histórias de ficção relacionadas ao câncer. Todos os vídeos são acessíveis também aos surdos, e o título de cada um dos filmes faz alusão à bibliografia do escritor Gabriel Garcia Marquez.

“Cem anos de intoxicação” fala sobre os alimentos ultraprocessados e sua relação com o câncer. “Jogo de uma morte anunciada” conta a história de um jovem e sua relação com a indústria do tabaco. “Memórias de minhas pintas tristes” mostra o encontro entre duas pintas e procura tirar dúvidas sobre os tipos de câncer de pele. “Amor em tempos de HPV“ aborda a importância do uso da camisinha. Em “Do álcool e seus demônios”, o personagem principal conhece os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas, e o espectador tem a oportunidade de refletir sobre os impactos da propaganda no consumo de bebida alcóolica e escolher entre dois finais diferentes.

Os roteiros e as produções dos vídeos foram realizados pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia em parceria com cientistas da UFRJ, do INCA, da Universidade Federal Fluminense e da Fiocruz e contaram com apoio da Faperj, da Fundação do Câncer e do CNPq. Canal do Programa de Oncobiologia no Youtube https://www.youtube.com/user/Oncobiologia Vídeos com audiodescrição

Do álcool e seus demônios https://www.youtube.com/watch?v=1tIZGjO9Y-k




Memórias de minhas pintas tristes https://youtu.be/snCrGv2yFJY


Jogo de uma morte anunciada https://www.youtube.com/watch?v=lzAgFK2HwHw

Por Rosa Maria Mattos, jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia.

bottom of page