top of page

Transportadores de fosfato e câncer de mama

Atualizado: 7 de fev. de 2023

O seminário do Programa de Oncobiologia do dia sete de maio de 2019 recebeu o professor e pesquisador Jose Roberto Meyer, chefe do Laboratório de Bioquímica Celular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, que falou sobre o tema “transportadores de fosfato inorgânico: de organismos unicelulares a células tumorais”.


Na apresentação, Jose Roberto falou sobre suas pesquisas estudando transportadores de fosfato em protozoários – até que percebesse que o estudo poderia ser aplicado em células cancerígenas. Em um artigo publicado no ano passado, o grupo descreveu pela primeira vez como os transportadores de fosfato atuam no processo de adesão e migração das células tumorais em um modelo de câncer de mama triplo negativo.


Outro trabalho recente do grupo de pesquisa foi o estudo das possíveis funções de um outro transportador de fosfato inorgânico dependente de hidrogênio no microambiente tumoral, que pode estar relacionado ao processo de metástase do câncer de mama, de acordo com a hipótese do grupo. O objetivo dos pesquisadores é verificar se os transportadores de fosfato poderiam ser alvos moleculares para terapias contra o câncer de mama.


Um artigo descrevendo o trabalho foi recentemente aceito pela revista Biochimica et Biophysica Acta (BBA) - Molecular Basis of Disease, e traz uma homenagem à Dra. Otilia Mitidieri, uma das pioneiras da ciência no Brasil – e que estava presente no seminário.





Por Rosa Maria Mattos, jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia.


Kommentare


bottom of page