top of page

Simpósio de Oncobiologia abre inscrições de resumos científicos para a 18ª edição



As inscrições para apresentar trabalhos científicos na programação do XVIII Simpósio de Oncobiologia foram abertas nesta segunda-feira (17/06). O evento acontecerá entre os dias 16 e 17 de outubro na Inovateca, prédio em formato de cubo mágico no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Clique aqui para se inscrever.

Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação podem submeter resumos dos seus trabalhos, em diferentes áreas de estudo da Biologia do Câncer. Os trabalhos submetidos serão escolhidos para apresentações no formato de pôster ou oral com base no critério de contemplar uma diversidade de temas e instituições. 


O evento anual, organizado pelo Programa de Oncobiologia, promove palestras de renomados especialistas do Brasil e do exterior, que se dedicam ao desenvolvimento de novos tratamentos e métodos diagnósticos do câncer. A programação completa será divulgada em breve. 


Temas para submissão de trabalhos


Em 18 anos de realização, o Simpósio de Oncobiologia mantém as áreas tradicionais de submissão de trabalhos: 1) Bioinformática, 2) Biologia Celular, 3) Biologia Molecular, 4) Ensino e Divulgação Científica em Câncer, 5) Metabolismo e Glicobiologia, 6) Genômica, Proteômica e Metabolômica, 7) Sinalização Celular e 8) Terapia com Fármacos e com Produtos Naturais. 


“Vamos experimentar um formato super dinâmico em 2024. Serão dois dias de encontros presenciais para inspirar as atividades dos núcleos de divulgação, pesquisa e educação do Programa de Oncobiologia para o ano todo” explica Robson Monteiro, membro da comissão organizadora coordenador do programa. 


Os apresentadores terão oportunidade de se conectar a um público de até 300 pessoas, público total esperado na Inovateca. A audiência total pode ser ainda maior, pois o prédio é completamente equipado para a transmissão online. 


Divulgação científica


Os autores dos trabalhos selecionados serão convidados a gravar um vídeo de até 2 minutos em linguagem popular para compor o acervo do núcleo de divulgação científica do Programa de Oncobiologia. Os materiais poderão ser divulgados na Rádio UFRJ e nas redes sociais do programa, que, apenas no Youtube, possui mais de 200 mil visualizações.


O Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer, mais conhecido como Programa de Oncobiologia, é um marco na associação de pesquisadores e interessados na temática do câncer. Reúne atualmente 56 grupos de pesquisa e mais de 550 pesquisadores associados atuando em nove instituições no estado do RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ e UERJ ZO), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).



Resumo das informações:

Prazo para submissão de resumos: 17 de junho a 31 de julho de 2024

Confirmação dos selecionados: setembro-início de outubro

Programação completa: em breve




Commenti


bottom of page