top of page

Redes sociais: ponte entre pacientes com câncer e cientistas

Dúvidas sobre as pesquisas que investigam plantas medicinais contra o câncer, e perguntas sobre a demora para que o produto do trabalho dos cientistas chegue aos pacientes. Esse foi um brevíssimo retrato das dúvidas de pacientes e familiares aos cientistas que pesquisam o câncer, coletado por uma micro-campanha que o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia realizou junto ao público do Facebook.


Pedimos aos internautas que enviassem dúvidas ou comentários para que fossem respondidas pelos pesquisadores e pesquisadoras participantes do Simpósio de Oncobiologia. O objetivo da ação foi direcionar a produção de conteúdo de vídeos para as demandas de informação do público de pacientes com câncer e familiares.


A internauta Ivoni Maria fez seu questionamento a respeito de plantas medicinais – e elencou uma grande lista de espécies que deveriam ser estudadas pelos grupos de pesquisa. "Por que os pesquisadores não investigam a fundo a flora brasileira em busca de medicamentos contra o câncer? Quero ver a pesquisa no Brasil, e não no estrangeiro Gostaria que pesquisassem as seguintes plantas: unha de gato peruana da Amazônia, uxi amarelo, garra do diabo, ipê roxo, aranto, avelós, copaíba, a grama de trigo, o produto veterinário ivomec e cardo mariano.”. Para responder a essa pergunta, convidamos a médica e pesquisadora Márcia Verrichio, professora adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE), PhD em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia Vegetal, pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ.



Já o internauta Ângelo, questionou os produtos gerados pelas pesquisas científicas. "Toda a semana sai uma notícia nova sobre descobertas relacionadas à cura ou tratamento do câncer. Por que essas invenções e novidades nunca chegam aos pacientes?" Que foi devidamente respondida pelo pesquisador Martín Bonamino, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Fiocruz.



Apesar de ter contado com um bom alcance nas redes sociais – 1.311 pessoas viram o post - apenas duas perguntas foram enviadas à página dentro do prazo estipulado. Mas não estamos desanimados – e vamos insistir na investigação de formatos e na construção de pontes entre pacientes, familiares, médicos e médicas, estudantes e cientistas.


Por Rosa Maria Mattos, jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia.

 
 
 

Comments


PATROCÍNIO

Logo CAPES
LOGO CNPQ
LOGO FAPEFJ
LOGO FUNDAÇÃO DO CÂNCER

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

LOGOMARCA PARCEIRO - UFRJ
LOGOMARCA PARCEIRO -  UFF
LOGOMARCA PARCEIRO - UERJ
LOGOMARCA PARCEIRO - UFRRJ
1200px-Instituto_Federal_do_Rio_de_Janei
LOGOMARCA PARCEIRO - FIOCRUZ
LOGOMARCA PARCEIRO -  INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER
LOGOMARCA PARCEIRO - INCA
LOGOMARCA PARCEIRO - IEAPM

 Todos os direitos reservados® | AV. Carlos Chagas Filho, 373  • Prédio do CCS • Bloco H • UFRJ • Cidade Universitária • CEP: 21941-902

bottom of page