Programa de Oncobiologia lança Relatório de Atividades 2019



Fique a par das principais ações e conquistas do Programa de Oncobiologia no ano de 2019. Com novo layout, o Relatório Anual dá destaque às atividades de cada um dos eixos existentes na estrutura organizacional do Programa.


Núcleo de Gestão, Pesquisa, Ensino, Simpósios e Divulgação. Esses cinco módulos possuem independência, porém encontram-se intimamente articulados em um único objetivo: a maior compreensão sobre a biologia do câncer, tanto pela comunidade científica como pela sociedade em geral.



O Programa Interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão na Biologia do Câncer, mais conhecido como Programa de Oncobiologia, foi criado em 2000, e conta hoje com cerca de 300 pesquisadores afiliados, divididos em 39 grupos que estão distribuídos em diferentes instituições públicas de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.


Neste Relatório Anual de Atividades, o Núcleo de Gestão apresenta, com transparência, como foram aplicadas as verbas destinadas ao Programa em 2019 pela Fundaçāo do Câncer e celebra a chegada de um importante equipamento, comprado a partir de uma doação dos Emirados Árabes Unidos. O Núcleo de Pesquisa mostra os resultados da produção científica de seus pesquisadores associados, em termos de artigos e livros publicados, e também orientações concluídas a nível de graduação e pós-graduação. Neste capítulo há também a relaçāo de todos os grupos associados ao Programa e suas respectivas temáticas de pesquisa, além de um bonito infográfico retratando os 10 grupos de pesquisas contemplados no Edital 2019 do Programa de Oncobiologia.


O Núcleo de Ensino fornece um panorama das palestras do Seminários de Oncobiologia e apresenta as propostas de cursos, para o ano de 2020, que serão ministrados pelos pesquisadores integrantes do Programa pleiteados com bolsa-auxílio do Edital 2019. Já o Núcleo de Simpósios faz um relato jornalístico de toda a programação do XIII Simpósio de Oncobiologia, incluíndo um breve resumo de cada palestra e a lista de trabalhos premiados no evento, dividida por categorias.


Fechando o Relatório Anual, o Núcleo de Divulgação apresenta a obra "Relatos de um Sedentário", o seu mais recente video de animação focado na prevenção ao câncer. Presente também nas redes sociais, o Núcleo destaca os posts que tiveram maior alcance em sua página do facebook "Câncer com Ciência" e os vídeos gravados para o seu canal do youtube, que integram a série "Um Minuto sobre o Câncer". Ao final do relatório há uma lista com todas as matérias jornalísticas publicadas no Portal do Programa de Oncobiologia. Com apenas um clique é possível acessar cada reportagem e ficar por dentro de todos os assuntos que viraram pauta no Programa, no ano de 2019.


Para os pesquisadores integrantes do Programa, este Relatório Anual pode funcionar como portfólio profissional. Para os apoiadores, como a Fundação do Câncer, uma ferramenta de prestação de contas. Para os jovens cientistas, inspiração para o desenvolvimento de suas pesquisas. E para os responsáveis por cada Núcleo do Programa, não há dúvida, somente a certeza do dever cumprido.


Clique e baixe o pdf do Relatório Anual 2019 do Programa de Oncobiologia