top of page

Pesquisador do Programa de Oncobiologia vence Prêmio de Ciência e Tecnologia de R$500 mil

Atualizado: 1 de dez. de 2022


Jerson Lima Silva, pesquisador associado ao Programa de Oncobiologia, foi um dos vencedores da quarta edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. O prêmio é oferecido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e está se consolidando como a maior premiação de reconhecimento científico e tecnológico do país. Marcelo Knobel, professor titular do Departamento de Física da Unicamp e ex-reitor da instituição entre os anos de 2017 e 2021, foi o outro contemplado com o Prêmio. Jerson Lima e Marcelo Knobel irão receber R$500 mil cada.


O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia é oferecido, desde 2019, a profissionais que tenham desenvolvido produtos, processos, metodologias e/ou serviços inovadores nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química. Entre os vencedores de edições anteriores do Prêmio destacam-se os pesquisadores João Batista Calixto, Marcelo Viana, Fernando Galembeck e Vanderlei Bagnato.



Com um vasto currículo científico, Jerson Lima Silva é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) - para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento (“Fellow”) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), pesquisador 1A do Cnpq e coordenador do INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb).


Jerson Lima Silva é pioneiro em pesquisas que buscam novas possibilidades de terapias anticâncer, tendo descoberto formas mutantes da proteína p53. Com expressiva contribuição ao campo da biologia estrutural, enovelamento protéico, montagem viral e no entendimento dos mecanismos responsáveis pelo dobramento errado de proteínas, o cientista investiga o papel da estrutura e das mutações de proteínas associadas a enfermidades como doença de Parkinson, encefalopatias espongiformes transmissíveis, câncer e coronavírus.



JERSON LIMA SILVA (UFRJ)

No Programa de Oncobiologia, Jerson Lima Silva é líder de grupo de pesquisa em estudos de formas mutantes da proteínas p53 em tumores malignos. A proposta de trabalho de seu grupo na rede de pesquisa tem como objetivo identificar compostos antitumorais cujo alvo seja a inibição da agregação da p53. Leia abaixo o resumo do seu projeto no âmbito do Programa de Oncobiologia e saiba mais sobre sua pesquisa



Projeto

INIBIÇÃO DE AGREGAÇÃO DE MUTANTES DE P53 EM TUMORES MALIGNOS


Resumo de divulgação científica

A palavra câncer se aplica a mais de uma centena de doenças que apresentam uma característica em comum: a proliferação desenfreada das células. Dentre os genes que mais contribuem para o desenvolvimento do câncer, destaca-se o TP53, que codifica a proteína p53. A proteína p53 é conhecida como “guardiã do genoma” por coordenar o reparo do DNA no caso de pequenos danos e por encaminhar a célula para a morte quando os defeitos não podem ser consertados. Sabe-se que uma parte dos casos de câncer é desencadeada pelo enovelamento anormal dessa proteína, o que altera seu papel na célula, deixando de funcionar como deveria ou até ganhando funções extras. Alterações na forma dessa proteína, devido à ocorrência de mutações, podem levar ao seu acúmulo na célula, desencadeando o processo de agregação intracelular. Portanto, a inibição da agregação de p53 pode ser um dos mais novos e efetivos alvos para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer. A presente proposta tem como objetivo identificar compostos antitumorais cujo alvo seja a inibição da agregação da p53.


Para conhecer os equipamentos de grande porte, em microscopia eletrônica e ressonância magnética nuclear (RMN), em que a rede de pesquisa do professor Jerson Lima desenvolve suas pesquisas em Biologia Estrutural e Bioimagem, acesse o vídeo:



Por Lúcia Beatriz Torres, jornalista de Ciência, responsável pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia.


 
 
 

Comments


PATROCÍNIO

Logo CAPES
LOGO CNPQ
LOGO FAPEFJ
LOGO FUNDAÇÃO DO CÂNCER

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

LOGOMARCA PARCEIRO - UFRJ
LOGOMARCA PARCEIRO -  UFF
LOGOMARCA PARCEIRO - UERJ
LOGOMARCA PARCEIRO - UFRRJ
1200px-Instituto_Federal_do_Rio_de_Janei
LOGOMARCA PARCEIRO - FIOCRUZ
LOGOMARCA PARCEIRO -  INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER
LOGOMARCA PARCEIRO - INCA
LOGOMARCA PARCEIRO - IEAPM

 Todos os direitos reservados® | AV. Carlos Chagas Filho, 373  • Prédio do CCS • Bloco H • UFRJ • Cidade Universitária • CEP: 21941-902

bottom of page