top of page

Parceria entre cientista e jovem aluna do IFRJ rende Prêmios em Feira Internacional de Ciências



Foto: Fábio Durand e Elena Saggio - USP.


Em meados de maio, a pesquisadora dra Mariana Stelling e sua aluna Carolina de Araujo Pereira da Silva, do curso Técnico em Biotecnologia do IFRJ, participaram da Regeneron International Science & Engineering Fair (ISEF), em Los Angeles (EUA). A feira, reconhecida mundialmente, reúne jovens cientistas de diversos países para apresentarem suas pesquisas inovadoras. O projeto de Carolina, orientado por Mariana, foca no papel do manganês e de transportadores de metais na progressão tumoral, e destacou-se entre as várias contribuições científicas, garantindo-lhe dois prêmios na categoria "Special Awards".


Carolina foi agraciada com a terceira colocação no prêmio "Mary Kay", destinado a apoiar mulheres nas ciências, e a primeira colocação no prêmio DCAT (Drugs, Chemicals and Associated Technologies). Além dos prêmios, Carolina inspirou jovens durante o "Education Outreach day", compartilhando sua vivência e incentivando futuros cientistas.

Carolina de Araujo Pereira da Silva, aluna do curso Técnico em Biotecnologia do IFRJ, chegou ao grupo de pesquisa por intermédio de Juliana Godinho, ex-aluna formada no início de 2023. Com a graduação dos alunos anteriores, Carolina foi acolhida no grupo e rapidamente treinada nas técnicas essenciais para seu projeto de investigação sobre o papel do manganês e de transportadores de metais na progressão tumoral. Demonstrando rápida evolução, Carolina logo ganhou independência na condução de seu trabalho científico.

Quem nos conta a essa história a partir de agora, em primeira pessoa, é a dra Mariana Stelling, orientadora de Carolina:

Foto: Fábio Durand e Elena Saggio - USP.


A delegação brasileira na Regeneron ISEF, em Los Angeles, era formada por professores, alunos de ensino médio e membros da organização (FEBRACE). Nós atuamos como um grupo coeso, no qual todos se ajudaram nos desafios científicos, de linguagem, culturais etc.


Ao final, a delegação teve um excelente desempenho e voltou para o Brasil com 4 prêmios, sendo dois concedidos à Carolina. Ambos os prêmios de Carolina são da categoria "Special Awards" que são concedidos pelos patrocinadores da feira. Carolina ganhou a terceira colocação do prêmio "Mary Kay" que apoia as mulheres nas ciências e a primeira colocação do prêmio DCAT (Drugs, Chemicals and Associated Technologies) pela sua contribuição na descrição de novos possíveis alvos no tratamento do câncer.


Além disso, Carolina teve a oportunidade de falar no "Education Outreach day" durante a ISEF. Ela foi selecionada com base no relato que enviou sobre sua vivência como aluna do curso técnico de Biotecnologia e pôde inspirar jovens americanos com suas palavras de incentivo.



De minha parte, além do apoio à Carolina, pude auxiliar todos os alunos da delegação brasileira com treinos e simulações de sessões de discussão científica, além de ter atuado como intérprete Português-Inglês-Português para alunos que não tinham domínio da língua. 


A experiência foi ímpar e certamente teve e continuará tendo um impacto muito positivo sobre meu grupo de pesquisa e sobre os alunos do IFRJ, que vêem a experiência de ir à ISEF das minhas alunas Carolina (em 2024) e da Juliana Godinho (em 2023) como uma boa oportunidade.




Fotos: Fábio Durand e Elena Saggio - USP.


Sobre a dra Mariana Stelling no Programa de Oncobiologia A formação de uma nova metástase depende em grande parte da capacidade do tumor de modificar seu próprio microambiente, ou seja, sua vizinhança, assim como alcançar as diferentes partes do organismo. Tal atividade ocorre através da interação entre moléculas presentes no tumor e no próprio organismo. O grupo liderado por Mariana Stelling no Programa de Oncobiologia busca desvendar a influência da alteração do microambiente tumoral sob dois aspectos relevantes: a presença e o padrão de distribuição de metais, como o manganês, no tumor e no organismo, durante o processo de progressão tumoral, assim como as modificações que ocorrem na superfície densamente carregada de açúcares das células tumorais.






Comments


bottom of page