Dos Seminários de Oncobiologia aos Onco Webinars



A pandemia de Covid-19 surpreendeu a todos e diante da necessidade de isolamento social o mundo todo precisou se reinventar. Com os Seminários do Programa de Oncobiologia não foi diferente.



Em 12 de maio de 2020, pela primeira vez, em 20 anos da rede de pesquisa interinstitucional de estudo da biologia do câncer, o Seminário de Oncobiologia foi realizado de forma virtual, através da plataforma zoom.


Quem inaugurou os agora chamados "Onco Webinars" foi a Dra. Andréia Melo, Chefe da Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Câncer (INCA) que proferiu a conferência intitulada “Pesquisa Clínica em Oncologia - um desafio ainda maior durante a pandemia”. O primeiro Seminário online do Programa de Oncobiologia registrou recorde de público, tendo triplicado o seu número de participantes, se comparado com a média da audiência dos seminários presenciais mensais realizados ao longo de 2019.


“Devido a pandemia, tivemos que realizar o Seminário de Oncobiologia de forma remota. Acredito que foi um mudança bastante positiva, pois proporcionou o alcance de um público maior. Como a rede de pesquisa do Programa de Oncobiologia é pulverizada em diferentes instituições do Estado do Rio de Janeiro, e os Seminários eram sempre realizados na Ilha do fundão/ UFRJ, a distância geográfica era um fator que impedia a participação de muitos pesquisadores" - observou o Prof. Robson Monteiro, coordenador do Programa de Oncobiologia.


O site do Programa de Oncobiologia possui uma aba designada "Eventos", onde o usuário é direcionado é para dois ambientes: "Simpósio ou "Onco Webinar". Na sub-aba "Onco Webinars" é possível encontrar a relação completa de todos os seminários online já realizados e os links para as suas respectivas gravações, disponíveis no canal do youtube do Programa de Oncobiologia: https://www.youtube.com/user/Oncobiologia