top of page

Disciplina de Pós-graduação: Alterações Mitocondriais e Doença


No período de 04 a 15 de dezembro, será ministrada a disciplina “Alterações Mitocondriais e Doença”, para alunos de Pós-graduação, pelo professor Valdemar Máximo, Professor de Patologia, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal. Pesquisador Sênior, Cancer Signaling & Metabolism, i3S- Instituto de Inovação e Investigação em Saúde, Universidade do Porto, Porto, Portugal. O professor Valdemar estará conosco como Professor Visitante Sênior do Exterior, Print CAPES, Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, ICB, UFRJ. Mais informações sobre a disciplina e inscrições consulte o documento seguinte.

disciplina PG - ICB _20231024_110503_0000-1
.pdf
Download PDF • 119KB


Valdemar Máximo é graduado em Biologia (1994) pela Universidade de Coimbra onde continuou como estudante de Mestrado, em 1995/1996, estudando o papel da disfunção mitocondrial em esquizofrenia. Fez seu doutorado em 2001, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em um projeto desenvolvido no Ipatimup e Ludwig-Maximilians-University Munich.


Devido à sua experiência em mitocôndrias, Valdemar Máximo introduziu no Ipatimup o interesse no papel desempenhado pelas anomalias mitocondriais no câncer. Como bolsista de pós-doutoramento, continuou a centrar a sua investigação neste tema, esclarecendo o papel das anomalias do mtDNA no desenvolvimento tumoral, levando ao seu reconhecimento como um cientista de referência internacional na área. Em 2007, foi contratado como investigador de Ciência no Ipatimup e desde então construiu uma equipa de investigação focada numa das áreas mais quentes da investigação do cancro - metabolismo do câncer. Valdemar Máximo orientou alunos de mestrado e doutorado, além de pós-doutorado. Atualmente faz parte de uma equipe que estuda o câncer como doença metabólica. Valdemar Máximo é Professor Auxiliar de Biopatologia na FMUP. Publicou 61 artigos revisados por pares, com mais de 2.200 citações de outros autores e índice h de 22.


Além da disciplina, o professor Valdemar Máximo, dinamizará uma conferência, presencial, intitulada “Mitochondria & Cancer”, dia 13 de dezao meio-dia, no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM/UFRJ).



bottom of page