Dia Mundial de Combate ao Câncer: um convite à colaboração
- Felipe Siston
- 8 de abr.
- 2 min de leitura

Hoje, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, cabe refletir e estreitar colaborações para garantir possibilidades no enfrentamento global da doença. Sob o tema “Unidos pela Singularidade”, a campanha internacional de 2025 reforça que cada história importa e que o cuidado oncológico deve ser acessível, humano e inclusivo.
De acordo com o INCA, o Brasil deve registrar mais de 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, o que torna urgente o fortalecimento de ações de prevenção, rastreamento e cuidado integral em saúde. A Fundação do Câncer apresenta em seu oitavo volume do Info.Oncollect, focado no câncer de colorretal, dados "mirando o futuro". A partir do cálculo de estimativas de incidência do câncer colorretal para os próximos 5, 10 e 15 anos, projetam estratégias de cuidado: "Números que esperamos conseguir evitar, como o aumento de cerca de 21% nos novos casos", diz Luiz Augusto Maltoni Junior, Diretor-executivo da Fundação.
O envelhecimento populacional, a desigualdade regional no acesso à saúde e o rastreamento ainda limitado são fatores críticos, mas evitáveis. As recomendações incluem mudanças de estilo de vida e fortalecimento da atenção primária como estratégias centrais de prevenção e controle.
Diante desse cenário, o Programa de Oncobiologia segue mobilizado na busca por soluções inovadoras, multidisciplinares e colaborativas em rede de instituições. O credenciamento de grupos e projetos está aberto até o dia 15 de abril. Convidamos você a conhecer o edital e os critérios: www.programadeoncobiologia.com.br/credenciamento. Ouça a mensagem de Gabriela Nestal de Moraes, nossa vice-coordenadora, disponível na Rádio UFRJ, como parte da programação especial do Dia Mundial de Combate ao Câncer. A construção de um futuro com menos desigualdade no enfrentamento ao câncer passar pela construção de uma rede de pesquisa, comunicação e impacto social.
Texto de Felipe Siston, coordenador do Núclceo de Divulgação Científica do Programa de Oncobiologia. Publicado em 8/04/2025.
Comments