Chamada para Novos Líderes de Pesquisa interessados no Programa de Oncobiologia
- Felipe Siston
- 24 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
Publicado: 24/03/2025, 20h
NOVO 25/03: EDITAL COMPLETO AQUI CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
prazo encerra dia 15/04* *O prazo também se aplica a grupos que forem renovar o credenciamento. Caso seja necessário atualizar o projeto, devem informar eventuais alterações por e-mail, preferencialmente antes da data final e sem prejudicar novas articulações.
O Programa de Oncobiologia convida líderes de grupos de pesquisa a se credenciarem e integrarem uma das maiores redes científicas dedicadas ao estudo do câncer no estado do Rio de Janeiro. Em 2024, publicamos ao todo mais de 200 artigos científicos e alcançamos milhares de pessoas em divulgação científica. Saiba aqui sobre nossa história, que completa este ano um quarto de século.
Na chamada de 2025, há uma novidade: além de projetos de pesquisa, também são incentivadas propostas voltadas à popularização e divulgação de temas relacionados ao câncer. Isso inclui ações de extensão, ciência cidadã, comunicação em saúde e divulgação científica, podendo envolver abordagens diversas — como o câncer na mídia, aspectos culturais ou sociais — em parceria com o Núcleo de Divulgação Científica do Programa de Oncobiologia ou com outros grupos. Essas iniciativas podem ser desenvolvidas como alternativa às atividades de pesquisa.
Atualmente, 553 pesquisadores integram os 56 grupos de pesquisa credenciados, distribuídos entre instituições como UFRJ, UERJ, UFF, INCA, Fiocruz, IFRJ, Instituto Estadual do Cérebro, Instituto Oswaldo Cruz e UFRRJ. Conheça aqui a rede atual de pesquisadores. Se a sua instituição ainda não tem um representante, envie a sua proposta de projeto relacionada ao câncer.
Oportunidade para Grupos com Pesquisas em Andamento ou Novas Linhas de Investigação
Seja para consolidar linhas de pesquisa já em andamento, iniciar novos projetos de investigação ou desenvolver iniciativas voltadas à popularização da ciência do câncer ou temas relacionados à doença, o credenciamento no Programa de Oncobiologia oferece oportunidades estratégicas para cientistas que desejam expandir suas redes de colaboração e potencializar o impacto de suas descobertas.
Ao longo dos anos, o Programa captou investimentos que ultrapassam R$ 4 milhões, com mais de R$ 2,6 milhões destinados diretamente a projetos científicos por meio de editais de pesquisa. Esses investimentos foram fundamentais para viabilizar fomento direto aos pesquisadores, incentivar colaborações e garantir a continuidade de investigações inovadoras.
Se você e seu grupo de pesquisa desejam fazer parte dessa rede, ampliar colaborações e garantir apoio para suas investigações, o credenciamento no Programa de Oncobiologia é a oportunidade ideal para fortalecer seu impacto na ciência do câncer e nas estratégias de popularização dos cuidados contra essa doença.
Quem pode cadastrar grupos? E quais são os critérios?
➡️ O credenciamento deve ser feito pelo líder do grupo, que será responsável por informar sua equipe e colaboradores. Recomendamos que os membros não se repitam em outros grupos já cadastrados.
ATENÇÃO: O coordenador deve ter perfil equivalente ao de pesquisador do CNPq ou bolsista Jovem/Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, com vínculo com instituição de pesquisa ou ensino superior. São elegíveis: professores efetivos (inclusive aposentados com vínculo ativo), pesquisadores contratados, servidores públicos ou pesquisadores visitantes. Bolsistas de pós-doutorado não são elegíveis para liderar grupos, mas sua participação como colaboradores é incentivada.
As propostas de credenciamento são avaliadas com base em seu impacto científico e social, considerando a relevância da pesquisa ou iniciativa para o avanço do conhecimento sobre o câncer e sua contribuição para a prevenção, diagnóstico ou tratamento da doença. Além disso, é analisado o potencial de colaboração da proposta dentro da rede do programa, incentivando parcerias interdisciplinares e fortalecimento da comunidade científica. A experiência da equipe, a originalidade da proposta e a infraestrutura disponível também são levadas em conta para garantir a excelência dos projetos credenciados.
O processo exige o envio das seguintes informações:
Nome completo e instituição de vínculo no estado do Rio de Janeiro.
Título e resumo do projeto de pesquisa ou popularização científica na área de oncobiologia.
Nome e função dos membros da equipe envolvidos no projeto.
Acesse aqui o formulário da chamada: https://forms.gle/RNEpuXCiVFQ8a8P5A Para mais informações e envio da documentação, envie um email para oncobiologia@bioqmed.ufrj.br.
Por que fazer parte do Programa?
Os investimentos diretos em líderes de pesquisa do Programa de Oncobiologia permitiram avanços expressivos no combate ao câncer. Um exemplo foi a identificação de um biomarcador genético para câncer de próstata, possibilitando diagnósticos mais rápidos e precisos. Além disso, pesquisas financiadas resultaram na descoberta de um novo composto derivado de plantas capaz de reduzir o crescimento de tumores mais agressivos. O financiamento também possibilitou estudos inovadores sobre o impacto de hormônios no avanço do câncer, levando à identificação de novas estratégias terapêuticas para bloquear metástases.
Junto ao impacto direto na ciência, a promoção da divulgação científica e de uma abordagem ampla ao câncer garantiu que informações sobre prevenção, tratamento e pesquisas em câncer fossem disseminadas para a sociedade por meio de cursos, simpósios e produção de conteúdo informativo. Em 2024, nossos pesquisadores passaram a contribuir para a divulgação por meio de podcasts no spotify e na Rádio UFRJ, que em 2025 pretende ir à FM, alcançando cerca de 9 milhões de pessoas no RJ.
Mais motivos para se articular com a nossa rede:
No Brasil, mais de 700 mil novos casos de câncer são esperados entre 2023 e 2025, e iniciativas científicas são fundamentais para reverter esse cenário.
Projetar o estado do Rio de Janeiro na inovação e popularização da ciência do câncer
Alinhamento com pesquisadores e Metas Globais: Incentivamos projetos que contribuam diretamente para os objetivos internacionais de redução da incidência e mortalidade por câncer.
Simpósio de Oncobiologia
O principal evento científico do Programa de Oncobiologia é realizado anualmente e já é uma tradição na área, recebendo palestrantes nacionais e internacionais de instituições de ponta, além de dezenas de trabalhos científicos apresentados por pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos. Participar do Simpósio de Oncobiologia é uma oportunidade para divulgar pesquisas e gerar articulações com outros cientistas. Saiba mais sobre nosso simpósios aqui.
Tive o meu credenciamento aprovado. E agora? O que esperar até 2027
Participação no Simpósio: Presença obrigatória nos simpósios anuais organizados pelo programa, que servem como plataforma para apresentação de resultados, troca de experiências e estabelecimento de colaborações entre os grupos.
Divulgação Científica: Engajamento em atividades de divulgação científica, visando disseminar os avanços e conhecimentos gerados para a sociedade em geral.
Colaboração Interinstitucional: Promoção de parcerias com outros grupos e instituições, fortalecendo a rede de pesquisa e ampliando o impacto dos estudos realizados.
NOVO 25/03: EDITAL COMPLETO AQUI FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Comments